segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RioMaps


Você sabia que no Rio há mais mulheres do que homens? E, com tantas praias, tem uma área de maciços ainda maior? E que na cidade maravilha purgatório da beleza e do caos a temperatura média é até amena, em torno de 23 graus? Essas e outras pérolas podem ser descobertas nos mapas, tabelas e imagens do Armazém de Dados da prefeitura, que completa dez anos, com novidades. Uma delas é bem divertida: o carioca aficionado pelos passeios virtuais do Google Maps poderá fazer algo parecido no site, com a vantagem de que as imagens são mais atualizadas.
O Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos (IPP) faz aniversário na quarta-feira, quando será realizado o evento "Dados, Transparência e Políticas Públicas", que vai reunir a presidente do IBGE, Wasmalia Bivar, a presidente do Rio Como Vamos, Rosiska Darcy, Vagner Diniz, especialista em governo eletrônico e membro do Comitê Gestor da Internet, e o presidente do IPP, Ricardo Henriques.
Dois aplicativos serão lançados: o Banco de Dados Integrado, que reúne informações de várias bases, e outro chamado GeoRio, que mapeia áreas em risco de deslizamento. O presidente do IPP diz que a ideia é discutir o compromisso dos governos com a transparência:
"É um passo importante em direção a total abertura dos dados públicos, não só para a consulta mas também para que possam ser manipulados como o usuário desejar. As ferramentas potencializam isso porque as informações, além de completas, são fáceis de acessar."
Basta um clique e o usuário poderá cruzar informações sociais, econômicas, de infraestrutura ou perfil demográfico de uma determinada região.
Site permite passeio virtual e panorâmico pelo Rio
Um mapeamento ortofotográfico da cidade é outro recurso novo. Como no Google Maps, pode-se fazer um passeio virtual do alto, em que o Rio se revela em cores e detalhes. Um avião fez sobrevoos para capturar várias imagens no ano passado que têm tanta precisão quanto um mapa, com elementos na mesma escala. Este ano, já começaram a ser feitas novas fotografias para manter o acervo com imagens atualizadas.
- Nem o Google tem isso, porque fez a cidade por partes. Um avião filmou tudo, captando centenas de imagens que permitem uma visualização realista - conta o presidente do IPP.
Maior banco de dados sobre o Rio, o site do IPP - que reúne cerca de 2.300 documentos - pode ser acessado no endereço www.armazemdedados.rio.rj.gov.br.


Gabriela Levy
Bianca Palermo
Josiane Ferreira
Carol Valladares
Dayane Mourão


Nenhum comentário:

Postar um comentário