segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ultramaratona: 24 horas divididas entre sol forte e frio na madrugada




















O tiro do canhão anuncia o término da prova. Vinte quatro horas de competição. Agora, cada corredor deve deixar um cubo no chão com seu número - forma de a organização controlar a metragem individual - e completar a última volta para, assim, ganhar sua medalha. Na Ultramaratona Rio 24hs todos são vencedores. Na chegada, emoção, choro, muitos abraços e bandeiras de vários lugares do Brasil enroladas ao corpo. O momento é de comemoração.

A prova começou sábado, 17/09, às 09hs, e terminou domingo, vinte e quatro horas depois. Os 250 competidores inscritos tinham pela frente o desafio de dar voltas em um percurso de 1500 metros que pegava a pista de atletismo e mais um trecho fora dela. A competição foi realizada no Centro de

Educação Física da Marinha (Cefan), na cidade do Rio de Janeiro.
Eles atravessaram várias etapas, desde o dia ensolarado e quente, passando pela madrugada fria e com muito vento até, novamente, mais uma manhã com sol e muito calor. Dá para negar o título de vencedor a todos?

- Teve uma alteração brusca de temperatura durante o dia. A temperatura ontem (sábado 17/09) era de 32 graus às 16hs e, às 03h30, fazia 14 graus. Então, caiu mais da metade da temperatura, mas os competidores estavam bem motivados, agasalhados – diz o Tenente

Leonardo Mataruna, assessor de imprensa da prova e, segundo ele, torcedor que motiva os atletas sempre que necessário.

Tenente Leonardo conta que, durante a madrugada, os atletas aproveitam para acelerar:

- Os corredores mais experientes reduzem o gasto energético na parte da manhã, que o sol é intenso, e acabam rodando em baixa velocidade. Mas, de madrugada, eles recuperam, ultrapassam todos aqueles que estavam na frente na parte da manhã.

Por Luisa Prochink,Rio de Janeiro

Grupo: Sara de Almeida 
Juliane B. Machado 
Thuane Pinho 
Marcia Cristina
Nayara Esteves
Paula Evelyn 

Documento por: Sara de Almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário